BOAS PRÁTICAS DE USO

Silobolsa – Boas práticas de Uso

Recomendações para o Armazenamento IpesaSilo

A Ipesa do Brasil juntamente com seu distribuidor, preocupa-se com o sucesso da operação do sistema de armazenamento com silo bolsa e, por isso, vem por meio deste documento alertar quanto a alguns cuidados essenciais durante esta operação.

Preparação do Terreno

1. O local onde serão colocadas as bolsas deve ser de SOLO FIRME E PLANO, para isso recomendamos a utilização de uma lâmina a fim de uniformizá-lo.

2. O terreno deve estar LIMPO, livre de tocos e pedras que podem eventualmente perfurar a bolsa

3. Mantenha o terreno ao redor da bolsa limpo, sem mato e/ou restos de grãos.

4. Quando existir gado, próximo ao local, recomenda-se ISOLAMENTO do lugar com uma cerca elétrica que, além de mantê-lo afastado, serve também para outros animais, tais como: cachorros, lobos, tatus, etc.

 

Manutenção dos silobolsas

1. Recomendamos que seja feita VISTORIA UMA VEZ POR SEMANA, em época seca, e três vezes por semana em épocas de chuva. Caso seja encontrado furo, o local deve ser limpo e fechado com as fitas adesivas que acompanham as bolsas.

2. A calagem deve ser feita com “calador” de caminhões, que permite TIRAR AMOSTRAS SEPARADAS nas diferentes regiões da bolsa (inferior, meio e superior).

3. Recomendamos que antes de vender o grão, deve-se RETIRAR QUATRO OU CINCO AMOSTRAS de cada bolsa e expor ao comprador.

 

Enchimento do silobolsa

1. O TRATOR DEVE SER ALINHADO para que a bolsa seja preenchida em linha reta.

2. Mantenha a REGULAGEM DO FREIO, mudanças constantes devem ser evitadas

3. Recomendamos a utilização de CARRETA GRANELEIRA ou equipamentos similares, que garantam alto fluxo e grande volume no enchimento, pois isso será a garantia de uma uniformidade, impedindo a formação de bolsões de ar.

4. Deve-se RESPEITAR O LIMITE DE ESTIRAMENTO (44 cm), pois acima disso há riscos de rompimento da bolsa.

5. Deve-se manter uma DISTÂNCIA DE 1,5m ENTRE AS BOLSAS.

6. No início da bolsa, procurar DOBRÁ-LA COM O FECHE VOLTADO PARA BAIXO e que o grão fique em cima fazendo peso. Já no final da bolsa, deve-se passar o feche, dobrá-lo para baixo e cobri-lo com terra.

7. Não ultrapasse a MARCA FINAL da bolsa.

NUNCA ultrapasse os limites de umidade recomendados pelo distribuidor IpesaSilo®

16% milho – 16% Soja – 13% arroz

Em caso de milho e sorgo, seco direto na lavoura e demais culturas, informe-se com seu distribuidor ou com nossa equipe técnica

Entre em contato

Av. Ibirapuera, 2907 conj. 123 e 124

CEP: 04029-100 São Paulo SP

Telefone: 11 5041.0326

WhatsApp: 11 97213.9652