Sistema IpesaSilo

sistema ipesasilo

Sistema IpesaSilo

O que é ?

O armazenamento de grãos em Bolsas de polietileno IpesaSilo®, também conhecido como armazenagem em Silobolsa, é uma ferramenta que permite armazenar de forma econômica grãos a granel e com qualidades distintas. Além disso, possibilita uma maior rotatividade das produções já instaladas em armazéns, silos de fazenda e ainda como recurso para armazenamento em lugares sem estrutura de armazenamento.

A utilização dos tubos de polietileno permite eliminar espaços ociosos nos silos convencionais – em especial quando se lida com mercadorias diferenciadas – como no caso das sementes  (aveia, trigo, soja), ou aquelas com características especiais que necessitem de uma comercialização diferenciada: como sojas transgênicas, grãos com qualidades especiais e grãos com anomalias. Esse sistema de armazenagem apresenta a possibilidade de manejo na comercialização da produção evitando movimentos desnecessários como transporte, cargas e descargas.

extratoraComo funciona?

A embutidora é uma máquina passiva, que deve ser acoplada a um trator. Possui uma bolsa de polietileno devidamente dobrada, que é abastecida na parte superior, por um helicoide (rosca sem fim). Esta passividade se deve ao fato do grão juntamente com sua fluidez, se encarregarem de gerar a força para que o equipamento máquina-trator avance. Isso faz com que uma máquina bem desenhada não necessite de potências superiores aos 10HP para seu funcionamento.
Conforme o aumento na quantidade dos grãos no interior das bolsas, maior a força que eles exercem para vencer os freios da embutidora.
Esse princípio faz com que a embutidora inicie o movimento e continue avançando enquanto estiver entrando grão no tubo.

Especificações técnicas IpesaSilo

Silobolsa  Ipesasilo GRÃO 60 metros:

  • Polietileno confeccionado com exclusiva tecnologia patenteada IpesaSilo
  • Comprimento: 60 metros
  • Diâmetro: 9 pés (2,72 metros)
  • Capacidade: Varia segundo o produto armazenado. ( Soja: 180 toneladas – 3000 sacas de 60 kg de grãos / Milho:200 toneladas – 3300 sacas de 60 kg de grão)

 Silobolsa  Ipesasilo GRÃO 75 metros

  • Polietileno confeccionado exclusiva tecnologia patenteada IpesaSilo
  • Comprimento: 75 metros
  • Diâmetro: 9 pés (2,72 metros)
  • Capacidade: Varia segundo o produto armazenado. ( Soja: 225 toneladas – 3750 sacas de 60 kg de grãos / Milho: 250 toneladas – 4170 sacas de 60 kg de grãos)

 

Silobolsa  Ipesasilo SILAGEM 60 metros

  • Polietileno confeccionado com exclusiva tecnologia patenteada IpesaSilo
  • Comprimento: 60 metros
  • Diâmetro: 6 pés (1,81 metros)
  • Capacidade: 90 toneladas de silagem ou grão úmido

Por que o grão se mantém com a mesma qualidade do dia em que foi colhido?

Ao ser embolsado, o grão consome quase todo oxigênio presente dentro da bolsa e entra num estado que beneficia sua conservação. Devido a esse fato, o ambiente fica rico em dióxido de carbono, que mantém distante os insetos e impossibilita a existência e proliferação de pragas nos grãos armazenados.